Compartilhar
Informação da revista
Vol. 97. Núm. 5.
Páginas 644-647 (01 Setembro 2022)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Visitas
11574
Vol. 97. Núm. 5.
Páginas 644-647 (01 Setembro 2022)
Imagens em Dermatologia
Open Access
Doença de Darier: uso da dermatoscopia no monitoramento do tratamento com acitretina
Visitas
11574
Catalina Silva‐Hirschberga,
Autor para correspondência
casilvah@udd.cl

Autor para correspondência.
, Raúl Cabreraa, María Paz Rollána, Alex Castrob
a Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina, Clínica Alemana, Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile
b Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina, Clínica Alemana, Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (4)
Mostrar maisMostrar menos
Resumo

A doença de Darier é uma doença hereditária autossômica dominante incomum, causada por mutação no gene ATP2A2. Os achados clínicos são pápulas hiperceratóticas no tronco, couro cabeludo, face e pescoço, maceração de áreas intertriginosas, fossetas palmares, pápulas esbranquiçadas na mucosa oral e anormalidades ungueais. Os principais achados histopatológicos são acantólise e ceratinócitos disceratóticos. As características dermatoscópicas são aberturas em forma de comedão, com estrutura central poligonal amarelada/acastanhada, circundada por halo esbranquiçado. O tratamento de primeira linha inclui a acitretina. Cinco relatos foram publicados descrevendo os achados dermatoscópicos da doença de Darier. O presente relato descreve pela primeira vez um paciente em tratamento com acitretina e seguimento dermatoscópico.

Palavras‐chave:
Acitretina
Dermoscopia
Doença de Darier
Retinoides
Terapêutica
Texto Completo
Relato do caso

Paciente do sexo feminino, de 33 anos, apresentava desde a infância histórico de pápulas escamosas persistentes em ambas as pernas e na face. O exame físico revelou múltiplas pequenas pápulas ceratóticas, crostosas, marrom a marrom‐escuras, localizadas no sulco nasolabial esquerdo (fig. 1) e na superfície extensora de ambas as pernas. As unhas e a mucosa oral não estavam afetadas. Sob dermatoscopia (DermLite DL4, 10×; 3Gen, San Juan Capistrano, CA, EUA) foram encontradas grandes áreas de formato oval e coloração amarelo‐acastanhado, semelhantes a comedões, circundadas por halo branco em fundo rosado. A biópsia de pele foi compatível com doença de Darier (fig. 2). A paciente foi tratada com acitretina 25mg/dia e após seis meses de tratamento obteve‐se notável melhora clínica e dermatoscópica das lesões cutâneas da face (fig. 3) e boa resposta nas pernas (fig. 4).

Figura 1.

Achados clínicos da DD antes do tratamento com acitretina.

(0,19MB).
Figura 2.

A microscopia óptica mostra hiperceratose, fenda suprabasal e células disceratóticas. Há discreto infiltrado linfocitário na derme papilar (Hematoxilina & eosina, 100×).

(0,81MB).
Figura 3.

Exame dermatoscópico (10×). (A) Antes do tratamento com acitretina. Grandes aberturas em forma de comedão (300 a 500 mícrons) com uma estrutura hiperceratótica central, rodeada por um halo de escamas esbranquiçadas. (B) Após o tratamento com acitretina. Algumas escamas brancas brilhantes sobre fundo homogêneo rosado.

(0,43MB).
Figura 4.

Exame dermatoscópico (10×). (A) Antes do tratamento com acitretina, múltiplas aberturas confluentes semelhantes a comedões com uma estrutura hiperceratótica central cercada por um halo de descamação esbranquiçada são vistas nas pernas. (B) Após o tratamento com acitretina, escamas brancas brilhantes (de diferentes tamanhos) e crostas são identificadas na pele.

(0,73MB).
Discussão

A doença de Darier (DD) ou doença de Darier‐White é um distúrbio da ceratinização hereditário autossômico dominante.1 Tem penetrância completa, embora apresente expressão variável, com impacto negativo na qualidade de vida. Foi descrita pela primeira vez por Jean Darier e James Clarke White em 1889.1,2 É causada por mutação no gene ATP2A2 ‐ em todos os casos ‐ que codifica o retículo sarco/endoplasmático Ca2+ATPase tipo 2 (SERCA2).2 A prevalência varia de 1/30.000 a 1/50.000 e afeta ambos os sexos em igual proporção, sem diferenças étnicas.1

Os achados clínicos clássicos são pápulas hiperceratóticas em áreas seborreicas afetando tronco, couro cabeludo, face e regiões laterais do pescoço. Geralmente, são lesões simétricas, mas a DD em mosaico pode ocorrer se as lesões seguirem as linhas de Blaschko unilateralmente ou se estiverem distribuídas em áreas focais de gravidade aumentada sobrepostas a um fundo de DD generalizada.3 Esta última forma corresponde ao presente caso, no qual foram encontradas lesões faciais unilaterais. Outras características incluem maceração de áreas intertriginosas, fossetas palmares e pápulas esbranquiçadas na mucosa oral (palato duro). Anormalidades ungueais podem ser encontradas mostrando entalhes em forma de V na borda distal da unha, estrias longitudinais alternadas brancas e vermelhas, hiperceratose subungueal, hemorragias em estilhaços e fragilidade ungueal.2,4

Os principais achados histopatológicos são acantólise por perda de adesão celular e ceratinócitos disceratóticos (células prematuras). Essas células disceratóticas são descritas como “corp ronds” (corpos redondos) na camada espinhosa/granulosa e “grãos” no estrato córneo.1

As características dermatoscópicas também foram descritas na DD. Elas incluem aberturas em forma de comedão com uma estrutura central poligonal ou em forma de estrela, amarelada/acastanhada, cercada por um halo esbranquiçado.4,5 Um fundo rosa homogêneo sem estrutura está associado a escamas brancas e vasos puntiformes ou lineares.5 O tratamento de primeira linha na DD inclui retinoides tópicos ou sistêmicos, tornando a acitretina uma alternativa valiosa desde 1988.6 Apenas cinco relatos foram publicados descrevendo os achados dermatoscópicos na DD.4,5,7,8 Neste caso, foi possível comparar os resultados do tratamento com acitretina ‐ antes e depois ‐ utilizando dermatoscopia.

A acitretina é o metabólito ativo do etretinato. Foi introduzida em 1988 e substituiu o etretinato, principalmente em virtude de um melhor perfil farmacocinético e menos efeitos adversos.9 A acitretina une‐se fortemente à proteína de ligação do ácido retinoico celular, que transporta o ácido retinoico do citosol para o núcleo. Ela modifica a transcrição de mais de 500 genes, reduz a proliferação e aumenta a diferenciação dos ceratinócitos, inibe a indução de células T‐helper‐17 (Th‐17) suprimindo a interleucina‐6 (IL‐6) e promove a diferenciação de células T reguladoras. A acitretina reduz a produção do fator de crescimento endotelial vascular pelos ceratinócitos e inibe a migração de neutrófilos.10 Em resumo, modula a proliferação e diferenciação dos ceratinócitos e tem atividades imunomoduladoras e anti‐inflamatórias.9 Portanto, a acitretina demonstrou ter uma eficácia terapêutica consistente em distúrbios da queratinização (p. ex., eritrodermia ictiosiforme bolhosa, ictiose lamelar, pitiríase rubra pilar).9 Tornou‐se a primeira escolha para o tratamento da DD.6

No presente caso, o efeito da acitretina foi notável, mas o mais importante foi a demonstração da eficácia da medicação pelo seguimento dermatoscópico. Antes do tratamento, a paciente apresentava grandes aberturas tipo comedão (medindo de 300 a 500 mícrons, conforme mostrado na escala do dermatoscópico), com uma estrutura central hiperceratótica amarelada/acastanhada, circundada por um halo esbranquiçado (fig. 3A). Após seis meses de tratamento, essas lesões regrediram quase completamente, deixando poucas estruturas brancas e brilhantes, observadas apenas na dermatoscopia, como resultado do processo inflamatório e fibrótico que se seguiu ao tratamento com acitretina (fig. 3B, fig. 4B).

Confirma‐se a importância da dermatoscopia como ferramenta diagnóstica útil para o diagnóstico clínico em dermatologia. No presente caso, a dermatoscopia também foi essencial para o monitoramento do tratamento da paciente com DD.

Suporte financeiro

Nenhum.

Contribuições dos autores

Catalina Silva‐Hirschberg: Aprovação da versão final do manuscrito; revisão crítica da literatura; revisão crítica do manuscrito; elaboração e redação do manuscrito.

Raúl Cabrera: Aprovação da versão final do manuscrito; participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados; revisão crítica do manuscrito; elaboração e redação do manuscrito.

María Paz Rollán: Aprovação da versão final do manuscrito; revisão crítica da literatura; revisão crítica do manuscrito.

Alex Castro: Aprovação da versão final do manuscrito; participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados; revisão crítica do manuscrito.

Conflito de interesses

Nenhum.

Referências
[1]
B. Engin, Z. Kutlubay, E. Erkan, Y. Tüzün.
Darier disease: A fold (intertriginous) dermatosis.
Clin Dermatol., 33 (2015), pp. 448-451
[2]
A. Takagi, M. Kamijo, S. Ikeda.
Darier disease.
J Dermatol., 43 (2016), pp. 275-279
[3]
E.A. Sanderson, C.E. Killoran, A. Pedvis-Leftick, C.S. Wilkel.
Localized Darier's disease in a Blaschkoid distribution: two cases of phenotypic mosaicism and a review of mosaic Darier's disease.
J Dermatol., 34 (2007), pp. 761-764
[4]
K.A. Adya, A.C. Inamadar, A. Palit.
Dermoscopy of Localized Darier's Disease in Fitzpatrick Type IV Skin.
Indian Dermatol Online J., 11 (2020), pp. 298-300
[5]
E. Errichetti, G. Stinco, F. Lacarrubba, G. Micali.
Dermoscopy of Darier's disease.
J Eur Acad Dermatol Venereol JEADV., 30 (2016), pp. 1392-1394
[6]
J. Lauharanta, L. Kanerva, K. Turjanmaa, J.M. Geiger.
Clinical and ultrastructural effects of acitretin in Darier's disease.
Acta Derm Venereol., 68 (1988), pp. 492-498
[7]
F. Lacarrubba, A.E. Verzì, E. Errichetti, G. Stinco, G. Micali.
Darier disease: Dermoscopy, confocal microscopy, and histologic correlations.
J Am Acad Dermatol., 73 (2015), pp. e97-e99
[8]
A. Oliveira, V.C. Sousa, R. Pimenta, P. Leal-Filipe.
Reflectance confocal microscopy in Darier disease: A case series with dermoscopic and histologic correlation.
Skin Res Technol., 25 (2019), pp. 404-406
[9]
N.E.G. Ortiz, R.I. Nijhawan, J.M. Weinberg.
Acitretin. Dermatol Ther, 26 (2013), pp. 390-399
[10]
L.C. Guenther, R. Kunynetz, C.W. Lynde, R.G. Sibbald, J. Toole, R. Vender, et al.
Acitretin Use in Dermatology.
J Cutan Med Surg., 21 (2017), pp. 2S-12S

Como citar este artigo: Silva‐Hirschberg C, Cabrera R, Rollán MP, Castro A. Darier disease: the use of dermoscopy in monitoring acitretin treatment. An Bras Dermatol. 2022;97:644–7.

Trabalho realizado na Clínica Alemana, Universidad del Desarrollo, Santiago, Chile.

Copyright © 2022. Sociedade Brasileira de Dermatologia
Idiomas
Anais Brasileiros de Dermatologia (Portuguese)
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Cookies policy Política de cookies
To improve our services and products, we use "cookies" (own or third parties authorized) to show advertising related to client preferences through the analyses of navigation customer behavior. Continuing navigation will be considered as acceptance of this use. You can change the settings or obtain more information by clicking here. Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.