Páginas 485-486 (01 Julho 2021)
Páginas 485-486 (01 Julho 2021)
Dermatologia Tropical/Infectoparasitária
Infecção por herpes simplex semelhante a tumor em um paciente com HIV
Lula María Nieto‐Benito
lula.m.nieto@gmail.com

, Ángel Manuel Rosell‐Díaz, Ana Pulido‐Pérez, Ricardo Maria Suárez‐Fernández
Departamento de Dermatologia, Hospital General Universitario Gregorio Marañón, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, Espanha

Resume

Um homem de 56 anos de idade, HIV positivo, apresentou história de três dias de múltiplos nódulos eritematosos, endurecidos, com erosões superficiais e bem definidas na região glútea direita. A biópsia de pele mostrou ceratinócitos balonizados necróticos e as culturas foram positivas para herpes‐vírus simples 2. As recorrências de infecção por herpes simples genital podem não se limitar à parte anterior da genitália, e a apresentação clínica na área lombar ou nos glúteos deve ser diferenciada da infecção pelo vírus varicela‐zoster. A apresentação semelhante a tumor é manifestação muito rara de infecção cutânea por vírus herpes simples. É importante levar em consideração essa variante morfológica para não atrasar o diagnóstico de uma infecção viral, especialmente em paciente imunossuprimido.

Dermatopatias
Herpes genital
Herpes simples
Infecções
Infecções por HIV

Um homem de 56 anos de idade, HIV positivo, apresentava história de três dias com lesões dolorosas no glúteo direito. Negava diagnóstico anterior de herpes genital. O paciente estava em uso de medicação antiviral desde o diagnóstico, e sua carga viral era indetectável, com contagem de células CD4 de 942 células/μL. Negava qualquer sintoma sistêmico. Ao exame físico, foram observados múltiplos nódulos eritematosos endurecidos, com erosões superficiais e bem definidas (fig. 1). A biópsia de pele foi realizada para estudos histopatológicos e culturas microbiológicas. As análises sanguíneas estavam dentro dos valores normais. A biópsia de uma das lesões mostrou ceratinócitos balonizados necróticos e acantólise com inflamação estendendo‐se ao tecido subcutâneo (fig. 2). Foi realizado o diagnóstico de infecção nodular cutânea por vírus hespes simples. As culturas confirmaram o diagnóstico ao serem positivas para vírus hespes simples 2 e negativas para bactérias, micobactérias e fungos. Tratamento com valaciclovir foi iniciado, e a resolução completa foi observada em sete dias.

Imagem clínica: múltiplos nódulos endurecidos e eritematosos com erosões superficiais e margens geográficas irregulares.

Ceratinócitos com núcleos balonizados, compactados, cromatina marginalizada na periferia do núcleo, com opacidade em vidro fosco e ceratinócitos gigantes multinucleados (Hematoxilina & eosina, 100×).

As recorrências de infecção por vírus hespes simples genital podem não se limitar à parte anterior da genitália, e a apresentação clínica na área lombar ou glútea deve ser diferenciada de uma infecção pelo vírus varicela‐zoster.1 A reação em cadeia da polimerase para vírus herpes simples e a cultura de células da lesão podem ser úteis para determinar o vírus causador.1,2 A apresentação semelhante a um tumor é manifestação muito rara de infecção cutânea por herpes‐vírus simples.3 É importante levar essa variante morfológica em consideração para não atrasar o diagnóstico de uma infecção viral, especialmente em paciente imunossuprimido.4 Apenas um caso foi relatado na literatura de lesão nodular genital como forma de apresentação clínica de infecção por vírus herpes simples.3,5 Descrevemos um caso de infecção cutânea por vírus hespes simples em paciente com HIV que se apresentou clinicamente com configuração nodular, imitando um tumor, confirmado pela histopatologia e culturas microbiológicas.

Contribuições dos autores

Lula María Nieto Benito: Concebeu e desenhou a análise; coletou os dados; contribuiu com dados ou ferramentas de análise; realizou a análise; redigiu o artigo e aprovou sua versão final.

Ángel Manuel Rosell‐Díaz: Coletou os dados e aprovou a sua versão final.

Ana Pulido‐Pérez: Concebeu e desenhou a análise; coletou os dados; contribuiu com dados ou ferramentas de análise; realizou a análise; redigiu o artigo e aprovou sua versão final.

Ricardo Maria Suárez‐Fernández: Concebeu e desenhou a análise; coletou os dados; contribuiu com dados ou ferramentas de análise; realizou a análise; redigiu o artigo e aprovou sua versão final.

R. Patel, O.J. Kennedy, E. Clarke, A. Geretti, A. Nilsen, S. Lautenschlager, et al.
European Guidelines for the management of genital herpes.
Int J STD AIDS., 28 (2017), pp. 1366-1379
D.Z. Rechenchoski, L.C. Faccin-Galhardi, R.E. Carvalho Linares, C. Nozawa.
Herpesvirus: an underestimated virus.
Folia Microbiol (Praha)., 62 (2017), pp. 151-156
C.F. Yen, K.L. Chen, T.F. Tsai.
Ulcerative nodules on the perineum.
Actas Dermosifiliogr., 109 (2018), pp. 355-356
C. Johnston, L. Corey.
Current concepts for genital herpes simplex virus infection: diagnostics and pathogenesis of genital tract shedding.
Clin Microbiol Rev., 29 (2016), pp. 149-161
B.M. Sasso, M.E.B. Florence, R.F. Magalhães, P.E.N.F. Velho, E.M. de Souza, M.L. Cintra, et al.
Herpes simplex virus mucocutaneous tumoural lesions – systematic review.
J Clin Virol., 123 (2020), pp. 104246

Como citar este artigo: Nieto‐Benito LM, Rosell‐Díaz AM, Pulido‐Pérez A, Suárez‐Fernandes RM. Tumor‐like herpes simplex infection in an HIV patient. An Bras Dermatol. 2021;96:485–6.

Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia, Hospital General Universitario Gregorio Marañón, Madri, Espanha.