Páginas 602-604 (01 Setembro 2021)
Páginas 602-604 (01 Setembro 2021)
Dermatologia Tropical/Infectoparasitária
Sucesso no tratamento da leishmaniose cutânea difusa causada por Leishmania amazonensis
Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio
rnrsampaio@hotmail.com

, Marina Freitas Ferreira, Sofia Sales Martins, Jorgeth de Oliveira Carneiro da Motta
Hospital Universitário de Brasília, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Resume

A Leishmaniose cutânea difusa é doença universal rara associada à resposta imunológica celular inadequada do hospedeiro, causada por diferentes espécies: infantum, aetiopia, major, mexicana e outras, cujo desafio é a má resposta terapêutica. No Brasil é causada pela L. amazonensis. Um caso confirmado por histopatologia com abundância de macrófagos vacuolizados repletos de amastigotas e escassez de linfócitos, identificado por RFLP‐ITS1PCR e diminuição e exaustão in vitro da resposta imune celular do hospedeiro para o antígeno de L. amazonensis, foi tratado precocemente (3 meses após o início) com glucantime (2 meses) e alopurinol (29 meses) com cura clínica, após acompanhamento de 30 meses pós‐tratamento.

Alopurinol
Antimônio
Leishmaniose cutânea difusa
Recorrência

A leishmaniose cutânea difusa (LCD) é doença universal rara associada à resposta imunológica celular inadequada do hospedeiro, causada por diferentes espécies: infantum, aetiopia, major, mexicana e outras. No Brasil, é causada por Leishmania amazonensis, talvez uma subespécie que mediante a falha na resposta celular do hospedeiro, replica‐se de maneira descontrolada, ocasionando a gravidade e cronicidade da doença.

Em sua forma inicial, apresenta‐se geralmente como mácula ou placa eritematosa de crescimento lento, simulando doenças como lúpus vulgar, sarcoidose e outras. Posteriormente, com média de três anos, dissemina‐se com formação de placas, nódulos geralmente não ulcerados e sem acometer as mucosas, caracterizando o quadro mais conhecido da LCD por L. amazonensis.

Seu tratamento representa um desafio pelas recidivas constantes, mas o conhecimento deste se limita a casos clínicos. Inicialmente, era realizado com monoterapia convencional.1,2 Mais recentemente, o tempo de tratamento com monodroga foi prolongado e também foi adotada a associação de medicamentos, mas ambos com relatos de insucesso.3,4 Relatamos um caso de LCD diagnosticada precocemente e tratada com antimoniato de N‐metil‐glucamina (NMG) associada a alopurinol com sucesso.

Paciente do sexo masculino, 65 anos de idade, natural de Minas Gerais, apresentava placa eritematosa medindo 4 × 2cm no dorso de nariz (fig. 1) iniciada dois meses após pescaria no estado do Amazonas. Esfregaço com abundantes parasitos, cultura de crescimento rápido e identificação de L. amazonensis (RFLP‐ITS1PCR). Intradermorreação de Montenegro e imunofluorescência indireta foram negativos. Em exame histopatológico, observou‐se abundância de macrófagos vacuolados repletos de leishmânias e escassez linfocitária (fig. 2). Ensaio in vitro em sangue periférico do paciente mostrou, por citometria de fluxo, diminuição e exaustão da resposta imune celular ao antígeno de L. amazonensis. Com três meses de evolução, o paciente foi tratado inicialmente com NMG 20mg SbV/kg/dia por 20 dias sem melhora. Logo o antimonial foi reintroduzido em associação com 1.200mg de alopurinol/dia durante dois meses (dose acumulada 44.625mg SbV) com regressão da lesão para discreta infiltração, quando foi suspenso o antimonial e mantido alopurinol durante 29 meses com reduções graduais da dose. Após 30 meses do fim do tratamento, o paciente apresenta apenas cicatriz atrófica discrômica (fig. 3).

Placa eritematosa descamativa no nariz.

Macrófagos vacuolados com abundantes formas amastigotas (Hematoxilina & eosina, 400×).

Cicatriz atrófica e discrômica no dorso do nariz.

O diagnóstico e o tratamento foram precoces. Acredita‐se que a relação tempo/cura na LTA seja inversamente proporcional.5 Na LCD parece haver exaustão de linfócitos T mediada por PD‐L1 levando à baixa citotoxicidade e baixa produção de IFN‐y em resposta ao antígeno de leishmânia in vitro.6,7 Por outro lado, o antimonial destrói os parasitos por ação direta, e indiretamente aumenta a fagocitose dos monócitos e neutrófilos e o ânion superóxido. O alopurinol, por sua vez, é leishmanicida e imunomodulador.8

A estratégia de melhorar a eficácia do antimonial usando um imunomodulador, segundo alguns autores, é promissora.9 A terapêutica alvo envolvendo a via PD‐1/PDL‐1 foi eficaz em reduzir a carga parasitária em modelo murino, e mostra‐se uma esperança após a falha dos fármacos tradicionais.10 Finalmente, cabe perguntar até que ponto a precocidade e o prolongamento do tratamento podem ter influenciado o desfecho terapêutico deste caso de LCD e podem representar perspectivas para um tratamento futuro com êxito.

FUNADERM (edital 2016); Fundação de Apoio à Pesquisa – Distrito Federal – FAP‐DF (projeto 0193.001447/2016).

Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio: Concepção e desenho; análise e interpretação de dados; redação; revisão crítica e revisão final.

Marina Freitas Ferreira: Coleta de dados clínicos do prontuário; levantamento da literatura; interpretação; redação inicial.

Sofia Sales Martins: Coleta de dados laboratoriais; interpretação dos dados e revisão.

Jorgeth de Oliveira Carneiro da Motta: Coleta de dados e acompanhamento clínico; análise; interpretação de dados e revisão.

Agradecimentos

Dr. Daniel Holanda Barroso e Professor Gustavo Henrique Soares Takano.

A.C. Coelho, C.T. Trinconi, C.H. Costa, S.R. Uliana.
In vitro and in vivo miltefosine susceptibility of a Leishmania amazonensis isolate from a patient with diffuse cutaneous leishmaniasis.
PLoS Negl Trop Dis., 8 (2014), pp. e2999
O. Zerpa, M. Ulrich, B. Blanco, M. Polegre, A. Avila, N. Matos, et al.
Diffuse cutaneous leishmaniasis responds to miltefosine but then relapses.
Br J Dermatol., 156 (2007), pp. 1328-1335
A. Ordaz-Farias, F.Z. Munoz-Garza, F.K. Sevilla-Gonzalez, A. Arana-Guajardo, J. Ocampo-Candini, N. Treviño-Garza, et al.
Case report: Transient success using prolonged treatment with miltefosine for a patient with diffuse cutaneous leishmaniasis infected with Leishmania mexicana mexicana.
Am J Trop Med Hyg., 88 (2013), pp. 153-156
I. Becker, P. Volkow, O. Velasco-Castrejon, N. Salaiza-Suazo, M. Berzunza-Cruz, J.S. Dominguez, et al.
The efficacy of pentamidine combined with allopurinol and immunotherapy for the treatment of patients with diffuse cutaneous leishmaniasis.
Parasitol Res., 85 (1999), pp. 165-170
K.T. Borges, L.S.C. Nogueira, J.H.D. Sampaio, P.L. Tauil, R.N.R. Sampaio.
Clinical, epidemiological and therapeuthic study of 402 patients with american cutaneous leishmaniasis attended at University Hospital of Brasilia.
DF, Brazil. An Bras Dermatol., 80 (2005), pp. 249-254
J. Hernández-Ruiz, N. Salaiza-Suazo, G. Carrada, S. Escoto, A. Ruiz-Remigio, Y. Rosensteins, et al.
CD8 cells of patients with diffuse cutaneous leishmaniasis display functional exhaustion: the latter is reversed, in vitro, by TLR2 agonists.
PLoS Negl Trop Dis., 4 (2010), pp. e871
D.H. Barroso, S.A.C. Falcao, J.O.C. da Motta, L.S. dos Santos, G.H.S. Takano, C.M. Gomes, et al.
PD‐L1 May Mediate T‐Cell Exhaustion in a Case of Early Diffuse Leishmaniasis Caused by Leishmania (L.) amazonensis.
Front Immunol., 9 (2018), pp. 1021
F. Grus, A. Augustin, K. Loeffler, J. Lutz, N. Pfeiffer.
Immunological effects of allopurinol in the treatment of experimental autoimmune uveitis (EAU) after onset of the disease.
Eur J Ophthalmol., 13 (2003), pp. 185-191
F. Frézard, C. Demicheli, R.R. Ribeiro.
Pentavalent antimonials: new perspectives for old drugs.
Molecules., 14 (2009), pp. 2317-2336
A.M. da Fonseca-Martins, T.D. Ramos, J.E. Pratti, L. Firmino-Cruz, D.C.O. Gomes, L. Soong, et al.
Protection induced by anti‐PD‐1 and anti‐PD‐L1 treatment in Leishmania amazonensis‐infected BALB/c mice. bioRxiv., (2019),

Como citar este artigo: Sampaio RNR, Ferreira MF, Martins SS, Motta JOC. Successful treatment of diffuse cutaneous leishmaniasis caused by Leishmania amazonensis. An Bras Dermatol. 2021;96:602–4.

Trabalho realizado no Hospital Universitário de Brasília e no Laboratório de Dermatomicologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília, DF, Brasil.