Journal Information
Vol. 95. Issue 1.
Pages 75-77 (01 January 2020)
Visits
Vol. 95. Issue 1.
Pages 75-77 (01 January 2020)
Caso Clínico
Pênfigo familiar “benigno”? Eritrodermia e desfecho fatal
Visits
Paula Baldissera Tansinia,b,
Corresponding author
drapaulatansini@gmail.com

, Ana Letícia Boffc,d, Magda Blessmann Weberd, Renan Rangel Bonamigoe
a Serviço de Dermatologia Sanitária, Secretaria Estadual de Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil
b Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
c Serviço de Dermatologia, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil
d Serviço de Dermatologia, Universidade Federal de Ciências da Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil
e Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received

Article information
Full Text
Bibliography
Download PDF
Statistics
Figures (3)
Show moreShow less

Genodermatose bolhosa rara, a doença de Hailey‐Hailey ou pênfigo familiar benigno usualmente se apresenta com bolhas flácidas, erosões e maceração limitadas às áreas flexurais, representando aumento na morbidade e piora da qualidade de vida dos pacientes acometidos. Este relato descreve um quadro incomum, generalizado, com eritrodermia e desfecho fatal.

Dermatite esfoliativa
Dermatopatias vesiculobolhosas
Pênfigo familiar benigno
Full Text
Introdução

A doença de Hailey‐Hailey (DHH) é uma desordem cutânea rara, de herança autossômica dominante com penetrância completa e expressividade variável, que afeta a adesão entre os queratinócitos epidérmicos. Sua patogênese se dá pela mutação no gene ATP2C1, responsável por codificar a bomba de cálcio intracelular, alterando a homeostasia desse íon. O cálcio está envolvido em processos como o de diferenciação celular, reparo da barreira cutânea, adesão celular e motilidade dos queratinócitos. Seus níveis citosólicos aumentados levam à alteração dos desmossomos e da adesão celular à junção epidérmica, ocasionando a acantólise. Caracterizada pela formação de bolhas flácidas, erosão e maceração, afeta primariamente as áreas flexurais em um padrão simétrico.1

Relato do caso

Paciente do sexo feminino, 64 anos, apresentava placas eritematosas com destacamento periférico e múltiplas áreas erosadas nas regiões inframamárias, axilas, inguinal, dorso, fossas cubitais e poplíteas. As mucosas encontravam‐se poupadas. Relatava história familiar de mãe, irmãos e tias maternas com lesões semelhantes. História médica pregressa de hipertensão arterial sistêmica, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, dislipidemia e hipotireoidismo. O exame histopatológico revelou dermatite acantolítica de clivagem intraepidérmica que acometia toda a espessura da epiderme, com ausência de vilosidades na derme e ausência de eosinófilos (fig. 1). Diante do contexto clínico, familiar e histopatológico, fez‐se o diagnóstico da DHH. A terapêutica administrada, limitada pelas múltiplas comorbidades apresentadas pela paciente, incluiu tetraciclina, prednisona, dapsona, sulfametoxazol + trimetoprim, cefalexina, além de metotrexato, com pouca ou nenhuma resposta. Após um ano em acompanhamento, a paciente evoluiu com quadro de eritrodermia (figs. 2 e 3) e sintomas sistêmicos e foi referenciada à internação hospitalar. Evoluiu para óbito por complicações infecciosas a partir do sítio de cateter venoso após um mês de internação.

Acantólise suprabasal extensa, com formação bolhosa intraepidérmica e queratinócitos com aspecto típico em “muro desmoronado” (Hematoxilina & eosina, 40×).

(0.1MB).

Eritrodermia esfoliativa. Áreas intertriginosas com intenso eritema e tendência à maceração.

(0.06MB).

Eritema difuso, vesiculação, erosões e crostas em membros inferiores, em áreas próximas às dobras inguinais.

(0.1MB).

A DHH foi descrita originalmente em 1939 pelos irmãos Hailey.1 Tem prevalência desconhecida e sua herança autossômica dominante tem penetrância completa e expressividade variável. A patogênese decorre da mutação do gene ATP2C1, que leva à alteração do transporte de cálcio no complexo de Golgi, resultando em disfunção dos desmossomos e acantólise de queratinócitos.2

A evolução da doença caracteriza‐se por cronicidade e períodos de exacerbação, com início geralmente entre a segunda e terceira décadas de vida. Clinicamente, verifica‐se a presença de vesículas flácidas e erosões, placas eritematosas, por vezes maceradas, que envolvem simetricamente as regiões flexurais, axilares, inframamárias, inguinal e cervical. A forma segmentar costuma ser unilateral e linear ao longo das linhas de Blaschko.3 A forma generalizada, como no caso relatado, é ainda mais rara e uma complicação frequente é a infecção secundária por fungos e bactérias. Outros fatores associados à piora incluem calor, suor, atrito e radiação ultravioleta.4 Os principais diagnósticos diferenciais são pênfigo vulgar, doença de Darier, psoríase invertida, dermatite seborreica, intertrigo e eritrasma.5 O diagnóstico é confirmado pela histopatologia, que evidencia acantólise extensa suprabasal, com aspecto em “muro desmoronando”, podendo haver ceratinócitos disceratóticos. A imunofluorescência é classicamente negativa, desnecessária em quadros clínicos e histopatológicos clássicos.3 O tratamento é limitado e depende da gravidade clínica. O arsenal terapêutico inclui antibióticos orais e tópicos, inibidores da calcineurina tópicos, corticoesteroides orais e tópicos, dapsona, acitretina, metotrexato e ciclosporina.6 Entre as opções para casos recalcitrantes estão toxina botulínica, excisão cirúrgica, laser e terapia fotodinâmica.7,8 Na maioria dos casos o quadro clínico é limitado a áreas flexurais e intertriginosas; a generalização é incomum e a eritrodermia com desfecho fatal é extremamente rara. Os poucos casos da literatura descrevem infecção bacteriana,9 farmacodemia e herpes10 como fatores desencadeantes para doença agudamente disseminada, os quais diferem do atual caso, pois esse se apresentou com acometimento generalizado cronicamente, independentemente dos diagnósticos de infecções secundárias e terapias antibióticas, e não foram identificados gatilhos para eritrodermia.

Trata‐se, portanto, de um caso de DHH de elevada gravidade, com significativa resistência aos tratamentos, em paciente com múltiplas comorbidades e com evolução final para o óbito.

Paula Baldissera Tansini: Elaboração e redação do manuscrito.

Ana Letícia Boff: Participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados.

Magda Blessmann Weber: Participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados.

Renan Rangel Bonamigo: Aprovação da versão final do manuscrito; participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados; revisão crítica do manuscrito.

Conflitos de interesse

H. Hailey, H. Hailey.
Familial benign chronic pemphigus.
Arch Dermatol, 39 (1939), pp. 679
Z. Xu, L. Zhang, Y. Xiao, L. Li, Z. Lin, Y. Yang, et al.
A case of Hailey‐Hailey disease in an infant with a new ATP2C1 gene mutation.
Pediatr Dermatol., 28 (2011), pp. 165
S.M. Burge.
Hailey‐Hailey disease: the clinical features, response to treatment and prognosis.
T.A. Chave, A. Milligan.
Acute generalized Hailey‐Hailey disease.
Clin Exp Dermatol., 27 (2002), pp. 290-292
R. Wolf, O.U. Oumeish, L.C. Parish.
Intertriginous eruption Clin Dermatol. 2011; 29 173‐96. Chiaravalloti A, Payette M. Hailey‐Hailey disease and review of management.
J Drugs Dermatol, 13 (2014), pp. 1254-1257
A. Chiaravalloti, M. Payette.
Hailey‐Hailey disease and review of management.
J Drugs Dermatol., 13 (2014), pp. 1254-1257
B. Farahnik, C.M. Blattner, M.B. Mortazie, B.M. Perry, W. Lear, D.M. Elston.
Interventional treatments for Hailey‐Hailey disease.
J Am Acad Dermatol., 76 (2017), pp. 551-558
A. Lobato-Berezo, A. Imbernón-Moya, A. Aguilar-Martínez.
Enfermedad de Hailey‐Hailey recalcitrante con buena respuesta a terapia fotodinámica.
Actas Dermosifiliogr., 106 (2015), pp. 852-854
M. Mashiko, M. Akiyama, Y. Tsuji-Abe, H. Shimizu.
Bacterial infection‐induced generalized Hailey‐Hailey disease successfully treated by etretinate.
Clin Exp Dermatol., 31 (2006), pp. 57-59
F. Otsuka, M. Niimura, S. Harada, Y. Ishibashi, T. Shishiba.
Generalized herpes simplex complicating Hailey‐Hailey's disease.

Como citar este artigo: Tansini PB, Boff AL, Weber MB, Bonamigo RR. Familial “benign” pemphigus? Erythroderma and fatal outcome. An Bras Dermatol. 2020;95:75–7.

Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia Sanitária, Secretaria Estadual de Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil.

Article options
Tools